TIPOS DE COMPOSIÇÕES POÉTICAS

05/08/2014 18:33

TIPOS DE COMPOSIÇÕES POÉTICAS

Cantiga: composta por um mote de 4 ou 5 versos e por uma glosa de 8 a 10 versos, geralmente, concentrava-se nos temas amorosos.

Esparsa: composta por uma única estrofe de 8 a 16 versos, não tinha mote nem a repetição dos versos e expressava tristeza ou melancolia.

Trova: composta de forma livre, normalmente possuía 4 (quadras) ou 8 (oitavas) versos; não havia tema definido para a trova.

Vilancete: composto por um mote[1] de 2 ou 3 versos, seguido de glosa ou volta[2], pode conter uma ou mais estrofes com 7 versos, disposto em esquema regular de rimas.

Canção: composta por uma série de estrofes, com número regular de versos, encerrando com uma estrofe menor, em que a própria canção é resumida ou oferecida à mulher amada.

Écloga ou Égloga: composta por uma estrutura dialógica, não possui estrutura fixa. Seu tema é sempre pastoril e campestre.

Elegia: não possui estrutura fixa. Trata-se de um poema melancólico, de lamento.

Ode: não possui estrutura fixa. Trata-se de um poema de exaltação e homenagem.

Oitava: composta por estrofes de oito versos, com esquema regular de rimas (três alternadas e as duas últimas emparelhadas: ABABABCC). Pode ser chamada de oitava real, oitava-rima ou oitava heroica.

Soneto: composto por 14 versos, divididos em dois quartetos (ou quadras) e dois tercetos, disposto em esquema regular de rimas.

Sextina: composta por seis sextetos e um terceto final (chamado ‘coda’); os versos são decassílabos, tem as rimas finais repetidas em todas as estrofes, num esquema pré-determinado: ABCDEF-FAEBDC-CFDABE-ECBFAD-DEACFB-BDFECA-‘coda’. A ‘coda’ tem, em cada verso, no meio e no fim, marcando as sílabas tônicas, as rimas utilizadas no poema todo, na posição em que se apresentaram na primeira estrofe.

 

 

 

 



[1] Mote – tema ou motivo estabelecido em versos no poema.

[2] Glosa ou Volta – desenvolvimento do mote.