Modalidades das Cantigas de Amigo

10/04/2012 20:11

 

MODALIDADES DAS CANTIGAS DE AMIGO

 

As Cantigas de Amigo podem ser classificadas quanto ao assunto abordado, a maneira como é exposta, ou ao cenário onde transcorre a situação:

 

1.      Albas ou Alvas - o tema típico é a separação dos amantes ao alvorecer, depois de passarem juntos a noite; a mulher previne o "amigo" da necessidade de partir e lamenta a separação imposta pelo amanhecer. 

 

2.     Barcarolas ou Marinhas - associam a vida no mar, ou no rio, ao drama sentimental, à coita sofrimento amoroso) provocada pelas longas ausências do amado marinheiro ou pescador. Podem ainda encerrar (abordar, falar sobre) o convite feminino, carregado de sensualidade e erotismo, para que os amantes se banhem nas ondas.

 

3.     Bailias ou Bailadas - espécies de jogos de roda, cantados, quase sempre traduzindo o convite da moça apaixonada para que as amigas dencem com ela.

 

4.     Romarias - referiam-se às peregrinações aos santuários medievais, quase sempre pretextos para as diversões ou para encontros amorosos.

 

5.     Pastorelas - falam de nobres cavaleiros ou trovadores que se aproximam de pastoras para seduzi-las, encantando-as com suas maneiras refinadas para vencer a resistência do bom senso das moças. Pode aparecer também nas Cantigas de Amor.

 

6.     Malmariadas ou Malmaridadas - contêm as queixas ou lamentos da mulher que se sente mal-amada, vítima da ingratidão, do descaso ou da traição do "amigo".

 

7.     Dialogadas - a protagonista procura um(a) confidente, que pode ser a amiga, a mãe ou a própria natureza animizada (personificada), para conversar sobre seu "amigo". Geramente há presença de travessão para indicar o diálogo.

 

Fonte: ANDRADE, Fernando Teixeira. Coleção Objetivo: Sistema de Métodos de Aprendizagem. Livro 2 - Literatura Portuguesa. São Paulo: Ed. CERED. s/d.